Prevenção Odontológica

Melhor prevenir do que remediar.

Este ditado popular reflete perfeitamente nosso objetivo com a prevenção.

As doenças que afetam a boca têm causado muitos transtornos às pessoas. Desconfortos, dores e tratamentos complicados poderiam ser evitados, se medidas preventivas fossem aplicadas com frequência. Para que o tratamento preventivo seja efetivo é sempre importante visitar regularmente o dentista.

Também é importante saber que existem duas principais doenças bucais: a doença cárie, que ataca diretamente o dente e a doença periodontal, que ataca as partes que circundam o dente: gengiva, osso e ligamento periodontal.

As duas doenças são causadas basicamente pela placa bacteriana, que forma-se por meio de bactérias vivas, bactérias mortas, restos de alimentos, excreção de bactérias, proteínas e etc.

Ela é prejudicial aos tecidos bucais causando danos à estrutura dos dentes ou mesmo inflamação da gengiva e sangramentos.

Dessa forma a visita regular consegue controlar com muita eficácia essas doenças e assim evitam-se os procedimentos mais complexos.

Dentre os procedimentos destacam-se:

• Remoção de placa bacteriana e tártaro (cálculo salivar) – através da utilização do aparelho de ultrassom ou remoção manual (raspagem) podemos remover as substâncias nocivas (placa bacteriana e tártaro) aos dentes e gengivas;
  • Profilaxia – procedimento realizado através de jato de bicarbonato ou escovas especiais para remoção de placa bacteriana e manchas de fácil remoção;
  • Aplicação tópica de flúor – quando aplicado periodicamente, o flúor é um agente que ajuda a proteger a saúde dos dentes contra a ação bacteriana;
  • Orientação sobre higiene bucal – através de uma correta orientação sobre escovação e utilização de fio dental, buscamos conscientizar nossos pacientes sobre a importância da manutenção de uma boa higiene bucal em casa;
  • Polimento e acabamento de restaurações antigas – restaurações antigas também precisam de manutenção para que não percam suas qualidades;
  • Aplicação de selantes – indicado para pacientes jovens (crianças e adolescentes), a aplicação de selante nos dentes posteriores pode contribuir para prevenção da cárie.

A Previna Odonto possui tudo o que você precisa para manter a sua saúde bucal em dia.

Siga: